segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O PRIMEIRO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO DO MUNDO




O primeiro serviço de transporte público a surgir no mundo foi criado pelo matemático francês Blaise Pascal. Desde 1617, já havia o serviço de carros de aluguel. No entanto, a partir de 1662 o rei Luís XIV autorizou Pascal a oferecer um serviço de carroças com percurso em cinco ligações urbanas em Paris, a partir de 1662.



Na cidade francesa de Nantes, através de um serviço de transporte com carros puxados à cavalo, surgiu o termo “ônibus”. Um dos pontos de parada dos carros era em frente a uma chapelaria, cujo dono se chamava “Omnês”, que para atrair clientes colocou um letreiro em sua loja: “Omnês O,nibus”, que em latim significa “para todos”; os passageiros passaram associar o termo ao transporte que utilizavam.

No Brasil o primeiro serviço de transporte público começou em 1908, ligando a Praça Mauá ao Passeio Público, no Rio de Janeiro. Um dos primeiros empresários do setor em nosso país, Octávio da Rocha Miranda, utilizou carrocerias “Guy” com motores alemães “Damler”.
Rocha Miranda e Octávio Mendes fundaram a “Auto-Avenida”, a primeira empresa de transporte publico do Brasil que durou até 1917.