terça-feira, 20 de agosto de 2013

COMO SURGIRAM OS SEBOS


   

Hoje vamos falar sobre “Sebos” o porquê do termo "sebo", quando eles surgiram e também vamos esclarecer que eles não vendem apenas livros velhos.

Os sebos surgiram no século XVI, na Europa, quando os mercadores começaram a vender papiros e documentos importantes da época a pesquisadores. Segundo o historiador Leonardo Dantas Silva, esses mascates eram chamados de alfarrabistas, palavra derivada de alfarrábio que quer dizer livro velho e raro, nome que os acompanha até hoje em países como a França e Bélgica, onde essa atividade é considerada essencial para historiadores e pesquisadores em geral. Por volta da metade do século XIX que surgiram os primeiros sebos no Brasil.

 

Já o nome vem do tempo em que não havia luz elétrica e as pessoas liam à luz de velas. As velas eram feitas de gordura de sebo. E conforme derretiam sujavam os livros, deixando-os engordurados, ensebados, sebentos, com o tempo tornou-se sebo.

Outra versão defendida por Silveira Bueno (Grande Dicionário Etimológico Prosódico da Língua Portuguesa), que classifica: “Do particípio presente “sapiente” se fizeram várias derivadas: “sabença” (“sapientia”), “sabente” e desta forma “sabentar-se” em espanhol, “asabentar” em provençal, catalão, correspondendo ao italiano “insaventire”, tornar-se sábio, eruditar-se, instruir-se, donde o português arcaico “assabentar”, “sabentar”. O
que pode ter, perfeitamente, evoluído para sebo.

Alguns dizem que estudantes e leitores desejosos de irem a todos os lugares com um livro embaixo do braço acabavam tornando-o sujo, ensebado. Por isso, os alfarrabistas ficaram conhecidos no Brasil como caga-sebos, e com o tempo a livraria que negocia os livros usados ganhou o nome de sebo. 

Fonte: Uninter e Fala Bonito

Os sebos são livrarias que vendem livros com preços mais baixos (entre 40% e 70%) em relação às livrarias tradicionais. Entretanto não é só de livros "usados" (Não livros velhos) que vive um sebo. Há também livros novos, cds, discos de vinil, gibis e revistas.
Nos muitos sebos existentes você pode encontrar livros que já estão fora dos catálogos das livrarias tradicionais ou mesmo livros novos que por serem usados têm preço mais acessível ou até mesmo encontrar livros raros.
Gosta de Ler?
Quer comprar livros sem sair de casa? Dá uma olhadinha nos links abaixo:
http://www.estantevirtual.com.br/ciadolivrousado
http://www.estantevirtual.com.br