quinta-feira, 22 de agosto de 2013

HOJE É DIA DO FOLCLORE



Quem nunca ouvir as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.

Folclore é o conjunto das tradições culturais, conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de um povo ou nação.

A cultura em nosso país possui muitas lendas e mitos baseados nos costumes dos povos que nos formam: Indígenas, negros e europeus.


O Saci Pererê é, sem sombra de dúvida, o mais popular personagem do nosso folclore. Os primeiros registros de suas histórias vêm dos negros da região Sul do Brasil durante o período colonial, entre o final do século XVIII e inicio do XIX.

Nenhum escritor brasileiro divulgou mais e melhor nosso folclore como Monteiro Lobato. Por meio de suas obras propagou e popularizou lendas e mitos brasileiros além de criar seus próprios personagens.



Origem do Dia do Folclore

O Congresso Brasileiro oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à  comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens da cultura popular que ganhou mais importância no universo cultural brasileiro bem como sua preservação.

Comemoração


O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Escolas e centros culturais realizam atividades de cunho folclórico onde acontecem contações de histórias folclóricas, brincadeiras, danças e festas folclóricas com o objetivo de passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore.