No dia 10 de janeiro de 1863, começaram a circular regularmente os
metrôs em Londres.
O primeiro metrô do mundo foi
criado por pura necessidade. No começo do século 19, as ruas da capital
britânica estavam completamente congestionadas com carroças, carruagens e
ônibus de dois andares puxados a cavalos.
Charles Pearson o criador
do metrô em Londres, dizia que a única solução para os constantes
engarrafamentos era transferir o transporte coletivo para cima de viadutos ou
para debaixo da terra. Por fim o governo decidiu por cavar um túnel que seria
cavado entre os fundamentos de uma fileira de prédios.
Para que as obras fossem
possíveis 12.000 pessoas – a camada mais pobre da população – ficaram sem teto.
Construção dos caminhos de ferro do metropolitano (© wikicommons).
Graças à grossa camada de argila
existente no local foi possível manter as escavações durante certo período sem
que o túnel desabasse.
Como à época a energia elétrica não
havia sido inventada os trens começaram sendo movidos a vapor. Os gases eram
recolhidos num vagão especial e só liberados fora do túnel. O sistema,
entretanto, não era ideal.
O que fez com que o primeiro
traçado do metrô de Londres não fosse totalmente subterrâneo. Alguns locais tinham trilhos abaixo do nível
do solo, mas a céu aberto. Apenas a partir de 1890, já usando a eletricidade, o
traçado passou a ser totalmente subterrâneo, pois não havia mais problemas de
ventilação. Em pouco tempo o metrô ou "tubo" tornou-se a "menina
dos olhos" dos londrinos.
O trecho principal, entre
Paddington e o centro, tinha 6,5 quilômetros, e entre as 6 e 8 horas da manhã,
havia um trem a cada meia hora. Depois, a cada 15 minutos. Os trens eram
divididos em primeira, segunda e terceira classe e a passagem custava 6, 4 e 3 pence
respectivamente. O sistema foi tão eficiente que em dois anos a passagem para
pedestres sob o Rio Tâmisa começou a ser usada. Logo a rede foi ampliada em
Londres e área metropolitana.
Budapeste, Paris e Berlim seguiram
o exemplo e aplicando os conhecimentos britânicos construíram seus metrôs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita é muito importante! Seu comentário também...